Atividades

O Serviço de Verificação de Óbitos - SVO , do Estado de Sergipe existe desde a década de 1990, estando inicialmente subordinado à Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde do Estado de Sergipe - SES. A partir de janeiro de 2010, o SVO passou a ser subordinado à Fundação de Saúde Parreiras Horta – FSPH.

Atualmente o SVO está situado em anexo da Maternidade Hildete Falcão, na Rua Recife, S/N, Bairro José Conrado Araújo, em Aracaju. Entretanto está em fase de finalização o projeto para transferência do serviço para o antigo Laboratório de Análises Clinicas do Hospital Cirurgia.

O SVO é um órgão de primeira importância para a Saúde Pública e para a Vigilância Epidemiológica. Sua finalidade principal é conhecer a situação da saúde da população. Sua atuação se estabelece na realização de investigação e exames pós-morte para definição diagnóstica das causas de óbitos naturais.

A prestação do serviço conta com médicos patologistas, técnico de necropsia, auxiliar de necropsia, auxiliares administrativos, secretária, além do coordenador. No SVO são realizadas atividades de investigação clínica e exame pós-morte; confecção de declarações de óbito.

Com o serviço é possível realizar a produção de estatísticas vitais mais confiáveis; produz o conhecimento sobre o perfil de mortalidade da população brasileira, subsidiando a tomada de decisões em saúde e o planejamento em saúde; serve ainda para determinar a confiança pública nos serviços de saúde pública e privada.

Além de dá suporte ao esclarecimento das causas de mortes naturais ocorridas sem assistência médica ou assistidas, porém sem determinação da causa de morte.